Dá um viva pro sertão

Eeee sertão! Vivaaa!!!

Nascida em 13 de setembro de 1932, hoje com 90 anos, Expedita Ferreira Nunes, única filha reconhecida do serra-talhadense Virgulino Ferreira da Silva, vulgo (Capitão Lampião) e de sua esposa Maria Bonita, se apresentou em duas escolas carnavalescas neste ano de 2023.

- Na Marcha Verde, pelo estado de São Paulo, foi vice campeã. Não levou o título 'por apenas um décimo'. O seu enredo de samba foi: "Oxente, sou Xaxado, sou Nordeste, sou Brasil".

- Já na Imperatriz Leopoldinense, que foi a grande campeã pelo estado do Rio de Janeiro, o seu enredo de samba foi: "O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida".

No dia 27 de julho de 1938, o bando acampou na fazenda Angicos, situada no sertão de Sergipe, esconderijo tido por Lampião como o de maior segurança. Com um ataque surpresa que durou cerca de vinte minutos, dos trinta e quatro cangaceiros presentes, onze morreram ali mesmo.

Lampião foi um dos primeiros a morrer. Logo em seguida, Maria Bonita que foi gravemente ferida. Alguns cangaceiros, transtornados pela morte inesperada do seu líder, conseguiram escapar. Bastante eufóricos com a vitória, os policiais apreenderam os bens e mutilaram os mortos.

Comentários