História!

A carruagem etrusca de Monteleone é uma carruagem de desfile datada do século VI a.C. e fabricado na Etrúria. Construída em bronze, ferro, couro e madeira de nogueira, a carruagem é gravada com incrustações de marfim. Retrata temas da mitologia homérica, com Aquiles em apoteose junto com a deusa Tétis. Aquiles é retratado com o clássico perfil barbudo, cabelos longos e cacheados que caem sobre os ombros e uma túnica curta cheia de enfeites. A deusa, por outro lado, tem um longo quíton e está coberta por um manto. Os dois personagens são separados por um escudo bilobado com capacete coríntio e prótomos de carneiro, duas aves de rapina voando sobre um cervo morto. 
O leme da carruagem tem um prótomo de javali, enquanto o terminal tem uma cabeça de pássaro. A canga para conduzir os cavalos tem duas alças que terminam em cabeças de cobra, enquanto o cubo termina em cabeça de leão.
Descoberto por acaso por um agricultor em Monteleone di Spoleto em 1902, fazia parte do equipamento funerário de um túmulo. Está exposta desde sua aquisição em 1903 no Metropolitan Museum of Art de Nova York, Estados Unidos, enquanto a cópia da carruagem está em Monteleone.
A carruagem Monteleone é o melhor exemplo conservado de um veículo italiano anterior ao período romano.

Comentários