---Ao pesquisar conteúdo para o blog aqui me deparei com esse POST no Facebook peço que leiam ele no final do blog lá embaixo!
(Crédito do conteúdo no link do post que está abaixono final)
Um homem foi processado por ofensas no WhatsApp, incluindo termos como "macumbeiro" e "filho da puta". O autor, umbandista, alegou violação de sua liberdade religiosa e dignidade. O caso reacende um debate crucial: até que ponto palavras aparentemente "comuns" escondem histórias de opressão e racismo?
---
*A anatomia de uma ofensa*
**1. "Macumbeiro" 👉🏽 Religioso ou insulto?**
A palavra, usada pejorativamente, reduz práticas religiosas africanas a algo inferior. Na Umbanda e no Candomblé, termos como "filho de santo" ou "praticante" são os corretos. Chamar alguém de "macumbeiro" com intenção de humilhar é racismo religioso – crime previsto no Art. 20 da Lei 7.716/1989.
**2. "Filho da puta" 👉🏽 A origem colonial da palavra**
No Brasil colonial, "raparigas" eram mulheres portuguesas trazidas para servir sexualmente aos senhores de engenho. Muitas engravidavam, e seus filhos – os "bastardos" – eram excluídos da herança e muitas vezes escravizados. A Igreja Católica legitimava essa hierarquia, negando humanidade aos não brancos.
**Imagem sugerida:**
- *Gravura antiga de um engenho de açúcar ou pintura retratando a vida colonial.*
### **O peso do conservadorismo religioso**
As "sinhás" (esposas dos senhores) incentivavam o abuso de escravizadas para manter "a pureza" do casamento – já que sexo oral/anal era "pecado" com esposas, mas permitido com negras. Daí surgiram expressões como *"vou ali pegar uma nega"*, ainda ecoadas no Nordeste e Sudeste.
**Imagem sugerida:**
- *Quadro do século XIX retratando uma família escravocrata (ex.: "Negra Tunda", de Johann Moritz Rugendas).*
---
### **"Não é crime chamar de macumbeiro"?**
Tecnicamente, não há lei que proíba a palavra isolada. **Mas o contexto é tudo**:
- Se você diz *"católico filho da puta"*, o alvo é a pessoa.
- Se diz *"macumbeiro filho da puta"*, o ataque é à religião – e isso configura discriminação.
**Imagem sugerida:**
- *Ilustração de uma balança judicial com um rosário e um atabaque em cada prato.*
### **Conclusão: Palavras são armas**
O caso judicial mencionado não é sobre "mimimi": é sobre como a linguagem perpetua violências históricas. O Brasil insiste em mascarar seu racismo e intolerância religiosa sob falsos eufemismos.
**Pergunta aos leitores:**
*Você já parou para pensar quantas expressões "inocentes" carregam dor?*
Fonte da imagem: revista Veja
---
compartilhe sua experiência abaixo!"*
(((((Edit: 24/Ago/2025 eu tinha colocado o conteúdo da AI que uso para correção de texto então apaguei obrigado amiga valeria pelo retorno!
Caso encontre algum erro nos textos me avisem para eu corrigir!))))
---
A título de curiosidade!🫵
Palavras também usadas pejorativa!
Andorinha, caborje, calhandreira, dama da noite, loba, meretriz, quenga, rameira, rascoa, rascoeira, rapariga, ratuína, reboque, rongó, tapada, tolerada, transviada, vaqueta, vulgívaga, zabaneira. Ou, simplesmente, puta. O dicionário traz essa infinidade de sinônimos para referir-se à mulher que faz sexo por dinheiro.
Chamar alguém de filho da puta talvez seja o xingamento preferido do brasileiro – e de outras nacionalidades também. “As pessoas precisam parar de se ofender com isso”, afirma a carioca radicada em Belo Horizonte (MG) Santuzza Souza, 39 anos, mãe de três, que começou as atividades como trabalhadora do sexo aos 23 anos.
Para ela, o termo vem da ideia machista de que mães não podem ter sexualidade e muito menos lucrar com ela. “Sempre criei os meus filhos sozinha. Eu fui para esse ramo porque precisava de dinheiro, e o trabalho me garantia uma remuneração maior do que teria trabalhando em outro lugar”, relata.
A prostituição foi o caminho encontrado por Santuzza para não se prender a uma relação conjugal abusiva em troca do sustento da casa. Os filhos João, 19 anos, Miguel, 13 e Açucena, 9 (na foto que abre a matéria), sabem de onde vem o dinheiro que coloca comida na mesa, paga pelas roupas e pela educação deles.
*Seja puta!*
Put's Mulher ☺️
Seja puta.
Ela acorda cedo todo dia para trabalhar, mas ela é put4, ela sempre foi responsável, nunca traiu ninguém mas ela é put4, ela saiu ao fim de semana para beber e dançar com as amigas porque ela é put4...
Ela conheceu um cara, se apaixonou, ele traiu ela, ela decidiu terminar e continuar com a sua vida, mas ela é put4, ele é um bom, ela, ela é que é put4!
Não importa que tipo de mulher você seja, sempre vai ter alguém te criticando, te chamando de vagabunda, put4...
Então seja puta4, seja uma put4 mulher f0da, não deixe ninguem impedir você de viver, nunca permita que alguém te fale o que fazer, você é independente, você é livre...
Seja aquilo que você quiser ser!
Autor do texto: @acacio_pachecoo
Peço que leiam os comentários deste POST e vão ver quantas putas orgulhosas tem!
Clique no link aqui 👉https://www.instagram.com/p/CmQAkxKI8OA/?igsh=YTM5Z2tneGk4bTVl
Para quem não sabe eu cordeiro confuso aqui também sou filho da puta e já escrevi isso aqui sobre ser filho da puta..minha falecida mãe vivia me lembrando isso..."seu filho da puta!" Eu ficava bravo mas tão bravo que não conseguia expressar a minha brabreza sim jamais ela era a puta minha mãe! Tenho pele morena clara e ficava vermelho de raiva quase me explodindo por dentro mas era a puta mainha que estava falando alí para seu filho da puta que não aguentava os desaforos e quebrava a cara dos outros filhos das putas!🙂 Descansa em paz puta mainha vanuzia cordeiro mulher guerreira que me ensinou o caminho da retidão!
Porque esse papo de puta me toca bastante...no meu comentário aí está explicado o motivo posso escrever mais detalhado sobre o filho da puta aqui que sou eu!🫵 Só chamar aí!🫵
"Não basta ser filho da puta, tem que ser... o filho da puta mesmo!"
Obs. Aconselho assistir o filme do presidente Lula vai saber que ele também é filho da puta e um baita filho da puta né mesmo? Assistam sem a conotação política por favor e sim como um filho de uma mulher que sofreu no Brasil!
Filme do lula no YouTube
Livro para ler sem dó...
"Quer debater mais? Comente ou me manda um WhatsApp pode me chamar em qualquer rede social aí e mandar a mensagem assim que possível estarei respondendo!🙂👉 Seu filho da puta!🫵
Comentários
Postar um comentário