Dulce Menezes dos Santos, a cangaceira Dulce que foi a segunda mulher do cangaceiro Criança, faleceu na manhã de hoje, 9 de dezembro, em São Paulo, aos 99 anos de idade. Dulce era a única cangaceira que estava viveu até a manhã de hoje.
Dulce Menezes, com quase 100 anos de idade; completaria um século de vida no dia 23 de maio de 2023.
Provavelmente, Dulce nasceu em Sergipe, em Canindé de São Francisco, nos arredores da Fazenda Jerimum, de propriedade do senhor "Antônio Menino" (Antônio José Gomes de Britto) e “Sinhô do Jerimum” (Francisco Correa de Britto), este último era sogro do Cel. João Bezerra, o comandante da volante que participou do "Fogo de Angico" no dia 28 de julho de 1938. Filha de lavradores de alugado, Dulce ingressou no cangaço ainda menina, resistiu à dureza da vida nas caatingas e sobreviveu ao “Fogo do Angico” em Poço Redondo em 28 de Julho de 1938.
Meus sentimentos à Martha Menezes e aos demais familiares e amigos da cangaceira Dulce.
Mas quem realmente era a Dulce???
Segundo historiadores
DULCE MENEZES DOS SANTOS, A MULHER QUE FOI RAPTADA E VIOLADA PELO BANDO DE LAMPIÃO
Vivia até hoje em Campinas, Dulce revelou como foi viver obrigada a interagir com cangaceiros que a sequestraram
Dulce Menezes dos Santos foi uma das muitas mulheres que tiveram suas vidas interferidas pelo bando de Virgulino Ferreira, mais conhecido como Lampião. Até Hoje, vivia na periferia de Campinas aos 96 anos, ela passou a integrar ao cangaço após ter sido retirada de sua família e violentada por um dos integrantes do grupo.
Essa fase da vida de Dulce sempre foi escondida pela família, o que fez com que a idosa passasse a evitar visitas. "Infelizmente isso aconteceu contra minha vontade. Não fui porque quis ir”, deixou claro em entrevista ao Estado de Minas.
Ehhh talvez por medo ela fez esses relatos que não faz sentido! Mas se ela mesmo falou então vai entrar para a história como isso mesmo!
Ela me lembra a minha avó!
Obs. Se encontrar algo que não condiz com a verdade entre em contato com a gente teremos o maior prazer em concertar o erro!
Acesse a nosso novo site https://www.aconfusa.com/ em breve teremos novidades!
Comentários
Postar um comentário