A MAGNÍFICA, SOFISTICADA E MULTICULTURAL CIDADE DE "ÉFESO"
-----------Antes e Depois--------
A cidade antiga de Éfeso hoje em dia fica em Selçuk, na província de Izmir, no sudoeste da Turquia. Fica a 3km do centro da cidade, sendo necessário pegar um transporte público ou táxi para chegar até lá. Localizada na costa sudoeste da Turquia, a cidade que foi muito importante durante o império romano e hoje é uma das cidades mais visitadas do país. Apresentando muita história, arquitetura e cultura, ela é a cidade clássica mais bem preservada do Mediterrâneo oriental.
Uma das cidades antigas mais magníficas e sofisticados em todo o mundo e abriga de uma das Sete Maravilhas do mundo antigo "o Templo de Ártemis" (terminado ao redor 550 a.C.). O antigo geógrafo Estrabão descreveu-a como "o maior centro de comércio exterior que havia na Ásia". Também é importante que nós mencionamos que em Éfeso surgiram as condições para uma mudança fundamental no pensamento do Ocidente, durante os séculos VII e I a.C. e ela acumulava em sua tradição traços religiosos orientais, egípcios, gregos, romanos e judaicos.
Anualmente, milhões de pessoas fazem a subida ao topo do Bülbül Dagi (em turco, Monte Rouxinol), a fim de conhecer e visitar o local para onde Maria foi conduzida por São João após a crucificação do seu filho, Jesus Cristo.
Protegido pela Igreja Católica e localizado em um país muçulmano, ali foi onde Maria passou seus últimos dias.
Em Éfeso também está a biblioteca de Celso, construída para honrar o governador romano Tiberio Julius Celsus, lá sepultado.
Um terremoto, no ano de 280, a destruiu, tendo os seus livros levados para a Biblioteca de Alexandria.
Há indícios de que foi onde João escreveu o seu Evangelho e era uma das Sete Congregações da Ásia Menor, citadas no livro bíblico Apocalipse.
Comentários
Postar um comentário