O James Webb, telescópio espacial, confirmou a existência de um exoplaneta do mesmo tamanho da Terra. É o primeiro confirmado pelo telescópio, que está em órbita desde dezembro de 2021. O astro, classificado como LHS 475 b, tem 99% do diâmetro do nosso planeta e também é rochoso. Os pesquisadores buscam, agora, descobrir se o planeta, que a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) considera estar relativamente próximo, 41 anos-luz de distância, tem uma atmosfera.
Entre todos os telescópios em operação, apenas o James Webb é capaz de caracterizar as atmosferas de exoplanetas do tamanho da Terra. A equipe de pesquisa, liderada por Kevin Stevenson e Jacob Lustig-Yaeger, ambos do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins em Laurel, Maryland, nos Estados Unidos, tentou avaliar o que há na camada do planeta analisando seu espectro de transmissão. É possível, porém, descartar algumas hipóteses, como ser dominada por metano, semelhante a uma das luas de Saturno.
O James Webb também revelou que o planeta é algumas centenas de graus mais quente que a Terra. Isso significa que, se forem detectadas nuvens, os pesquisadores poderão concluir que o planeta é mais parecido com Vênus, que tem uma atmosfera de dióxido de carbono e está perpetuamente envolto em nuvens espessas.
Esses planetas que se encontram fora do nosso Sistema Solar, na órbita de outras estrelas, são chamados de exoplanetas. Um exemplo de estrela que se formou como o nosso Sol é a anã vermelha Proxima Centauri.
Quais são os exoplanetas?
Tipos de exoplanetas
Tamanho da Terra;
Semelhante à Terra;
Super-Júpiter;
Gigante gasoso;
Super-Terras;
Mini-Netuno ou Anões gasosos.
Quantos exoplanetas existem no universo?
Como já sabemos que existem pelo menos outras 200 bilhões de galáxias no universo, podemos estimar então que existam 10²⁵ exoplanetas orbitando estrelas — ou, se preferir, 10.000.000.000.000.000.000.000.000 mundos no universo observável.
Fonte: NASA
Comentários
Postar um comentário