Porque é tão difícil saber a história da nossa família?

Vejam só

Eu cordeiro aqui (ex militar do exército brasileiro) sou filho dê Maria vanuzia cordeiro (falecida)

Meu avô
Fernando Cordeiro (ex cabo do exército)
filho de
Júlio Antônio Cordeiro (faleceu aos 33 anos era marinheiro da marinha do Brasil)
Que era filho de Luciano cordeiro português (isso meu avô fala do pai dele e do avô)

Agora, daí não sei mais nada 😔 quem é a minha árvore genealógica de onde vem vai ou saiu pois o mesmo Júlio Antônio Cordeiro ...

Ou seja

Tenho esse dilema na vida pra desvendar!

Quando me aproximo de alguém que tem o sobrenome cordeiro em especial Portugal ou ilha da madeira em território português eles se afastam eu não sei porque, também aos Cordeiros de Pernambuco que é a descendência mais próximo de meu bisavô Júlio Antônio Cordeiro... eles são pessoas bastante influentes com dinheiro sim são as vezes penso que eles acham que eu busco bens ou riqueza herança sei lá neurose minha fico pensando ser isso aí! Mas eu não quero isso nem dos portugueses nem dos brasileiros! É só curiosidade mesmo de saber realmente quem sou!

Todos os seres humanos têm uma identidade, ele tem um Dna!


Eu tenho sim vejam
Tenho sobrenome de Araújo também esse é todo mapeado que é o sobrenome do meu pai o mesmo tem sobrenome de pereira e a mãe dele minha bisavó tem o sobrenome de Marter devido meu bisavô ser alemão e a gente não sabe o porquê ele veio parar aqui no Brasil isso foi depois da primeira guerra mundial lá na primeira grande confusão dos comunistas e os capitalistas ops daqueles não pensantes!  ( Um pouco de humor, pois é isso que mais sei fazer!) Ao chegar no Brasil ele foi registrado errado o loiro de olhos verdes viu a negra alta linda pensem numa negona linda era a minha avó Maria Olívia Pereira acho que na emoção ele ao ser registrado deu o sobrenome errado de marques assim é os documentos dele mais os parentes e até filhos foram registrados com o sobrenome de Marter!


Gente essa história da minha família é complexa mais fácil de entender desde criança eu venho estudando pois quando eu era criança as pessoas riam de mim porque eu tinha um sobrenome diferente cordeiro quem no mundo tem um sobrenome cordeiro quem quem eu tenho e isso me encucada cadê a minha família onde eles estavam todos tinham família eu não! Enfim a dona Maria das Dores de Jesus sim véi minha bisavó Maria...(todas as mulheres da minha família nascidas antes de 2000 se chamam Maria longa história é pau pra lenha mais tarde!) Ela a Maria das Dores de Jesus casada com Julio Antônio Cordeiro se dizia sofredora por causa do nome dela...na verdade ela não tinha nome e se tinha ninguém registrou ela me falava que a família dela se chamava bons Bons "Bons" sim véi era assim o irmão primos parentes dela eu lembro do tio pedo bom assim eu chamava ele e lembro quando eu estava aprendendo a ler ele tinha chegado lá em casa com 5 anos de idade eu tenho recordação dele Pedro Bom assim estava naquela indentidade foto preta e branca ao lado analfabeto minha curiosidade não parou aí....mas voltamos a dona das dores o papo com tio pedinho gente esse meu tio bisavô nasceu em 1910 sim era quase do outro lado mas voltamos para dona das dô ela vivia reclamando que nasceu pra sofrer pois não tia sobrenome eu cresci até meus 13 anos sem entender....

Como um ser humano não tem sobrenome?


Mas o irmão dela tem ela não!

Vó... vózinha! Aquela voz grave forte aos 80 anos já respondeu que é...imaginem vocês olha só uma mulher negra baixinha de cabelos bem enrolados no casco da cabeça como ela dizia... com a voz mais grave (grossa no popular mesmo) que a de Cid Moreira...SIM VÉI A MINHA BISAVÓ TINHA VOZ MAIS GRAVE QUE A DO CID MOREIRA EU TENHO ORGULHO DISSO,

não tenho orgulho dos apelidos que colocavam nela , pato rouco, caixa de som, motor de rural quebrada e o mais popular o Cida Moreira! Mas isso não é o trauma não eu agradeço a ela esse don da voz grave, meus primos somos todos assim quando falamos as mulheres...ops deixa quieto 🤫 é dona das Dores de Jesus... não entendeu ainda né??? Maria (mãe de Jesus) das Dores (Dores véi dores) de Jesus (você 🫵 deva ter lido a bíblia só um pouquinho e sabe que as dores de Jesus foi uma coisa impactante até os dias de hoje né?) Então assim ela dizia....

Dona das Dores nasceu em 1918 se estivesse viva já teria passado dos 100 anos e muito mas vamos ela me contou uma coisa cabulosa véi! Sim sim Vejam! O bisavô dela vivia pensativo ele só vivia sem camisa e sentado numa pedra esperando...ela disse que descobriu depois o que ele esperava mas enquanto ele aguardava ela adolescente passava a mão nas costas dele que tinha diversas cicatrizes calombos de chicotadas!

(esse é Gordon escravo americano a imagem que eu tinha em mente era semelhante a essa que minha bisavó falava)

Mas cordeiro véi quem teve essa capacidade de machucar... acorda véi ele era homem vendido! Assim ela me falava ou seja o pai dela ela não conhecia mas o bisavô ahhhh sim esse ela conhecia lembro de ela falar em etyopia mas ai bagunça muito mais!

Então voltamos a parte em que o amor e a filha do filho do homem vendido conheceu o filho do portuga ou tugas como meus amigos angolinos falam(angolinos é angolês ou angolano isso é uma zoação que a gente faz com nossos irmãos da África mas foram eles quem começaram! Só não sei porque nós não nos chamamos de brasilês ou brasiliano?! Isso é papo pra depois) aí tá captando né?  Vamos lá!


Dona das Dores viu o loiro de olhos verdes forte bastante musculoso e a nega que não era besta jogou todo seu charme e partiu...(pensou que seria uma história de amor é? Se enganou pois existia na época o medo do negro com o branco no Brasil minha bisavó sempre me falava toma cuidado com os homens de olhos verdes e azuis eles são perigosos) aí o filho do portuga Júlio Antônio Cordeiro que nunca tinha levado um fora na vida disse ou pensou (tipo o filme cidade de Deus o Zé pequeno e mané galinha lembra que o Zé pequeno volta? Pois bem só troque aí as cores) ele foi atrás da nega e pediu o pai não ao homem vendido para casar com a filha dele, neta não Bisneta enfim Júlio foi cabra macho de arrombar pense no orgulho que eu tenho de ter esse sobrenome por causa dele ele soldado cordeiro era o nome dele na marinha do Brasil sim destacava por último na cidade de penedo Alagoas no Porto de penedo mas... segundo a minha bisavó a história de amor não foi nada agradável aos olhos da família do Júlio (lembrando eram outros tempos sem mágoas sem richa estamos em paz 🕊️) eles portugueses e descendentes de judeus ao ver o filho com 3 crianças negras não gostaram nadinha lá estavam José Cordeiro (cabo j.cordeiro sim meu tio avô também foi militar) Fernando Cordeiro (Cabo cordeiro) e Lindalva cordeiro (faleceu aos 17 anos de idade) gente aí a família da época assim ela falou não quis mais papo com o bisavô Júlio deserdando ele retirando do seio familiar a partir daquele dia não iria mais fazer parte da família cordeiro enfim ele entrou em depressão profunda e se entregou a bebida bebeu até falecer de cirrose! Minha bisavó ficou com seus 3 filhos logo em seguida a Lindalva cordeiro faleceu e ficaram o José Cordeiro e Fernando Cordeiro ambos usavam a estrela de Davi no pescoço feita de Prata 🥈 pois o misticismo da época dizia que quem era descendente de judeu deveria usar José Cordeiro faleceu em 2015 se não me engana e Maria das Dores de Jesus faleceu eu tinha 13 anos no dia do meu aniversário 20 de fevereiro e Fernando Cordeiro ainda vivo hoje ele tem 87 anos meu velhinho um dia eu faço um vídeo com ele é só o que me restou da família cordeiro!

Mas.... José Cordeiro fez filhos se não me engana uns 9 esses mesmos fizeram mais filhos e cresceu a família do lado de lá e Fernando Cordeiro meu avô véi namorador fez 12 filhos e fez meu tio tainha um dia eu conto também a história de valdice e tio tainha Ivanilson cordeiro mas só quando eles autorizarem!( Spoiler tainha e valdice fizeram 7 filhos sendo 6 homens e por último depois da vasectomia nasceu Stefany minha prima como não sei mas nasceu e não venham com gracinha pois a Stefany tem até os olhos verdes igual a minha filha igual ao Júlio Antônio Cordeiro falei que tenho história pra contar dá um baita filme kkkk) enfim ele tio tainha é o maior com mais filhos e a família crescendo no mínimo por ano nasce 3 crianças ou seja 3 cordeirinhos que lá na frente não vai saber quem é a sua família de verdade infelizmente!

Meu objetivo é saber quem é a minha família cordeiro de verdade são muitos tem até uma cidade em são Paulo que se chama Cordeirópolis e aqui no Rio grande do Sul uma cidade com a maior concentração de Cordeiros do planeta mas....DE ONDE EU VIM? NÃO SEI!

SE VC CONHECE AGUM CORDEIRO MARCA ELE AQUI NESSE POST TALVEZ ME AJUDE!

 O PRINCIPAL OBJETIVO ERA ESSE ACHAR A MINHA FAMÍLIA E COMO FALEI EU NÃO QUERO DINHEIRO NEM HERANÇA DE NINGUÉM NEM TÃO POUCO CIDADANIA EUROPEIA OU TÁ DE COLOIO INCOMODANDO OU FALANDO MÁGOAS DO PASSADO DE PARENTES ETC EU SÓ QUERO SABER MINHA ÁRVORE GENEALÓGICA MEU DNA VEM DE ONDE????

Agradeço quem leu até aqui e se você leu também coloca nos comentários aí a frase " cordeiro Confuso não sabe escrever história!" Valeu? Obrigado 😊

Comentários