Um erro justifica outro erro?



Vejo muitas discussões em que alguém tenta defender uma atitude errada usando outra atitude errada como argumento.

Mas vamos pensar por um instante.

Se matar alguém fosse justificável apenas porque a vítima também matou alguém, então quem matou o assassino também deveria ser morto. E quem matou esse segundo também deveria morrer. E assim por diante, numa corrente infinita de violência.

Foi justamente para evitar esse ciclo que as sociedades criaram sistemas de justiça.

A justiça existe para que as pessoas não façam justiça com as próprias mãos. Ela busca estabelecer regras, limites e punições definidas pela lei para aquilo que a sociedade considera injusto, seja um roubo, uma agressão, um homicídio ou qualquer outra violação dos direitos das pessoas.

Isso não significa que a justiça seja perfeita. Ela é feita por seres humanos e pode falhar. Mas sua função é impedir que o erro de um seja usado como licença para o erro de outro.

Muitos princípios presentes nas leis brasileiras possuem influência histórica de diversas tradições filosóficas, jurídicas e religiosas, incluindo valores encontrados na tradição judaico-cristã, como a proteção da vida, a dignidade humana e a busca pela justiça.

No fim das contas, um erro continua sendo um erro.
E transformar um erro em justificativa para outro apenas multiplica a injustiça.

Por: Cordeiro Confuso 

Comentários